Secretaria de Agricultura intensifica trabalho de produção de silagem
Secretaria de Agricultura intensifica trabalho de produção de silagem
A silagem é uma prática realizada para armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo e que serve de alimento para rebanhos de leite e corte. No Brasil, a cultura mais utilizada é o milho, que fornece altos índices de proteína e energia para o rebanho. Para ter uma silagem de qualidade o ponto de colheita é uma importante variável na produção da silagem de milho.
É importante entender que a planta de milho acumula matéria seca com o avançar de sua maturidade, mas também aumenta o seu teor de fibra em detergente neutro e lignina. À medida que o tempo passa, sua digestibilidade diminui. Estudos apontam que o ponto ideal de colheita é quando a planta possui 30-35% de matéria seca (MS) ou 65 a 70% de umidade. Esse estágio é, geralmente, atingido quando a linha do leite está entre 1/2 e 2/3 do grão.
A secretaria de agricultura iniciou a confecção de silagem da safra 2022/2023 no mês de novembro e até o momento atendeu aproximadamente 70 munícipes na produção da silagem, por meio da municipalidade e através do auxilio Bônus silagem, somando aproximadamente 660 hectares de silagem colhidos.
O secretário de agricultura, Vilmar Senhor, salienta a importância da confecção da silagem para os munícipes, pois é um meio de armazenar o alimento e manter a sua qualidade, e economia aos produtores. Comenta o secretário.