Meningite é tema de capacitação para profissionais de Saúde
Meningite é tema de capacitação para profissionais de Saúde
Com o objetivo de oferecer orientações aos profissionais envolvidos na área de saúde, a secretaria de saúde através da Dive – Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ofereceram uma capacitação sobre a Meningite na cidade de São Miguel do Oeste entre os dias 04 e 05 de outubro. Estão participando dessa capacitação a técnica de enfermagem, Ediane Bruisma e a fiscal de vigilância sanitária, Elisangela Trevisan.
Na capacitação está sendo enfocado o manejo da meningite, PFA/Pólio; DTHA; atualização em surtos; investigação e notificação de surto vigilância epidemiológica e sanitária; investigação de surto Lacen.
O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meningites, membranas que envolvem o cérebro. Essa doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outro, e agentes não infecciosos (ex: traumatismo).
Os sintomas principais da meningite são; febre alta, que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e continua, vômitos em jato, náuseas, rigidez de nuca, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental.
Também pode surgir manchas vermelhas na pele. As profissionais estão buscando mais conhecimento para melhor atuarem em seus setores no atendimento e compartilhar as informações aos demais colegas da equipe e no sistema da vigilância sanitária.
Divulgações
Charlainekreuz