Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus do Oeste disponibilizar Teste do Olhinho.

A Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus do Oeste adquiriu aparelho Oftalmoscópio e está realizando o Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho em todas as crianças nascidas no município.

O Teste do Olhinho é realizado na Unidade Básica de Saúde de Bom Jesus do Oeste pela Médica da Estratégia Saúde da Família Drª Daiane Schneider

O exame de fundo de olho pode trazer informações importantes em indivíduos de todas as idades. Recém-nascidos prematuros e cujas mães tiveram infecções durante a gestação devem ser submetidos rotineiramente a um exame detalhado de fundo de olho. Todos os demais bebês devem ser avaliados com o teste do reflexo vermelho, em que é avaliada a coloração avermelhada gerada pela retina através da pupila quando submetida a uma iluminação direta. Esse teste pode ser realizado pelo próprio pediatra, no berçário ou na sala de parto, que encaminhará ao oftalmologista em caso de qualquer alteração ou um resultado duvidoso. A oftalmoscopia, nestes casos, pode indicar a presença de tumores como o retinoblastoma, infecções como toxoplasmose, rubéola, além de doenças como a retinopatia da prematuridade, doença relacionada à formação dos vasos da retina que pode levar à cegueira.

A Secretária Municipal da Saúde Senhora Marília Ceccon Maggi destaca a importância da realização do Teste do Olhinho para a prevenção de agravos que podem ser evitados com detecção precoce do problema e a realização do Teste do Olhinho é fundamental nestes casos.

Destaca ainda que está previsto no Plano Municipal de Saúde como meta na Atenção Integral à Saúde da Criança a realização do Teste do Olhinho sendo, portanto, mais uma meta atingida pela Gestão Municipal da Saúde.