Secretaria de Agricultura auxilia na produção de silagem

SECRETARIA DE AGRICULTURA AUXILIA NA PRODUÇÃO DE SILAGEM

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Jesus do Oeste está dando continuidade nos serviços de silagem nas propriedades rurais.

Durante os quatro meses à frente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o secretário Sr. Vilmar Senhor acompanha os trabalhos da colheita da safra de silagem e destaca que o objetivo da ação é auxiliar as famílias agricultoras que atuam na atividade leiteira com a produção de silagem para o rebanho, garantindo desta forma mais produtividade e, consequentemente, mais lucro para o agricultor. “É um dos segmentos que mais gera receita para a economia local, desta forma vejo a grande necessidade do Poder Público estar sempre auxiliando os produtores rurais”, enfatiza.

Com base na Lei Municipal nº 1.082/2017 que criou o Programa Propriedade Organizada, o Governo de Bom Jesus do Oeste incentiva a produção cabendo ao beneficiário o pagamento da importância R$ 113,42 reais a hora máquina de serviços da ensiladeira de duas linhas, cabendo ao município o pagamento complementar das horas máquinas realizada na confecção da silagem.

O agricultor que desejar fazer a confecção da silagem com máquina particular, pode solicitar a secretaria da Agricultura o pagamento do bônus silagem equivalente a R$ 270,00 reais para cada hectare de silagem realizada.

O município também subsidia 100% do serviço da hora máquina para tampar a silagem.

Conforme dados parciais da Secretaria de Agricultura foram atendidas 88 propriedades com a confecção de silagem pela secretaria somando aproximadamente 200 hectares e 49 propriedades que optaram pelo bônus somando 276,20 hectares, num total foram realizados mais de 470 hectares de silagem no município nesses primeiros 4 meses.