Prefeito reúne secretários e servidores para definir medidas contra o Coronavírus no Município

PREFEITO REÚNE SECRETÁRIOS E SERVIDORES PARA DEFINIR MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião de emergência entre o prefeito Ronaldo Luiz Senger, secretários municipais, subsecretários, diretores e servidores para discutir e definir as medidas que serão tomadas por conta da pandemia do Coronavírus que assola o mundo, principalmente nos últimos 10 dias.
Até o momento não há nenhum caso registrado e notificado em Bom Jesus do Oeste. No entanto, como prevenção e precaução serão adotadas medidas pelo município que seguem protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil para que a situação permaneça sob controle.

DEFINIÇÕES
⚠️SAÚDE
Os atendimentos na Unidade de Saúde estão sendo somente para urgência e emergência, visando evitar a aglomeração de pessoas na Unidade de Saúde; (horários das 07:30 horas às 11:30 horas e das 13:00 às 17:00 horas);
Os encaminhamentos para consultas fora do município estão canceladas, sendo feito o transporte somente de pacientes da Oncologia e Hemodiálise; criação de barreira na Unidade de Saúde, para triagem de casos suspeitos de coronavírus.

⚠️EDUCAÇÃO
Na área da educação, conforme já anunciado pelo governo do Estado de Santa Catarina na noite de segunda-feira (16), as aulas na rede de ensino Estadual já estão suspensas a partir de quinta-feira (19), sendo que as aulas da rede de ensino municipal e creche serão suspensas a partir de sexta-feira (20).

⚠️SOCIAL, CULTURA E ESPORTE
– Estão suspensos os encontros dos Grupos de Idosos, Universidade do Idoso (UNITI), oficinas do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), oficinas e passeios do setor social, bem como todas as oficinas do departamento de cultura estão suspensas a partir do dia (19).
No setor do departamento de Esportes estão cancelados a partir do dia 18 de março, os treinamentos das crianças e dos adolescentes, e o mesmo acontece com o Campeonato de Futebol Suíço.
Os horários reservados aos atletas praticantes de atividades esportivas, também estão cancelados. O ginásio estará fechado por tempo indeterminado para qualquer prática esportiva.

⚠️EVENTOS
As festas, encontro dos idosos e eventos municipais, que estão no calendário do município estão suspensos até uma segunda ordem. “São medidas protetivas que devemos tomar, o vírus já está em nossa região, e agora o que precisamos fazer, é cuidar o máximo possível, principalmente as crianças e os idosos do nosso município”

⚠️SERVIÇOS PÚBLICOS
O atendimento na prefeitura a partir de segunda feira (23) será em turno único reduzido das 07:30 ás 11:30, pedimos que a população procure os atendimentos presenciais somente em caso de estrema necessidade. Mas a orientação é evitar o atendimento presencial, devendo para tanto, ser feitas ligações telefônicas 49 (3363-0200- 3363- 0041) ou contato via e-mail (administracao@bomjesusdooeste.sc.gov.br), caso for possível.
Na secretaria de Agricultura, DMER e Urbanismo os serviços continuam normalmente, mas em turno único reduzido (07:30hs ás 11:30hs).

⚠️ EPAGRI
A Epagri está com atendimento suspenso durante 07 dias;

⚠️COMÉRCIO
A organização compete à CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), porém o comércio está sendo orientado a seguir o decreto estadual e fechar as portas por 7 dias, com fiscalização rigorosa por parte da Polícia.

⚠️CUIDADOS BÁSICOS
Todas as medidas estão seguindo protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Siga as dicas:
– Reforcem a higiene;
– Lave as mãos com sabão várias vezes ao dia;
– Use álcool gel;
– Evite aglomerações;
– Evite contato, aperto de mão e evite visitar idosos que são o grupo mais vulnerável ao vírus;
– Mantenha os ambientes ventilados.