II Encontro Regional qualifica APS (Atenção Primária à Saúde) é realizado em Bom Jesus do Oeste

II ENCONTRO REGIONAL QUALIFICA APS (ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) É REALIZADO EM BOM JESUS DO OESTE

Na manhã de quarta-feira (28/08), aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores do município de Bom Jesus do Oeste, o II Encontro Regional Qualifica APS (Atenção Primária a Saúde). O primeiro encontro foi realizado na cidade de Maravilha.

O evento reuniu gestores e membros das equipes da Estratégia de Saúde da Família dos municípios da Amerios e teve como objetivo construir coletivamente, uma agenda de fortalecimento e qualificação da Atenção Primária dos municípios. Além de discutir os principais programas e propostas para aprimorar a atenção básica e principalmente a troca de experiências.

A Atenção Primária à Saúde envolve ações que se relacionam com aspectos coletivos e individuais e visa resolver os problemas de saúde mais frequentes e de maior relevância para a população. Ela deve ser a porta preferencial de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo assim o seu acesso e os princípios de universalidade, integralidade e equidade da atenção.

A Secretária de Saúde Roseni Bruxel destacou a importância desse evento é identificar os principais desafios para a concretização de uma Atenção Primária resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde. A mesma informa que o município aderiu ao programa Qualifica APS e traz como diretrizes o acesso avançado e facilitado promovendo acolhimento com escuta qualificada no intuito de identificar a necessidade do usuário e encaminhá-lo adequadamente.

Durante a manhã todos os membros da equipe de saúde fizeram-se presentes, tornando o momento rico em aprendizado e valorizando a educação permanente. O acesso facilitado e a avaliação adequada de cada situação, certamente fazem diferença nos cuidados à saúde da população.

Fonte: Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC