Viagem de Estudos: para além de uma atividade de Sala de Aula

VIAGEM DE ESTUDOS: PARA ALÉM DE UMA ATIVIDADE DE SALA DE AULA

No dia 28 de junho de 2019, alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professor Albano Borre, realizaram uma viagem de estudo para a cidade de Chapecó. A viagem foi coordenada pelos professores Rodrigo Weber, como complemento do planejamento semestral das aulas de Artes e pelo professor Leonir Simonetti das aulas de educação física.

O roteiro foi realizado com visita ao Estádio Índio Condá, Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen, Museu de história da Arte Chapecó, Memorial Paulo de Siqueira (desbravador), na UNOCHAPECÓ foram visitados o Museu de ciências e viveiro de plantas, Galeria Agostinho Duarte, salas e ateliês de Arte. Os alunos foram acompanhados pelos professores Rodrigo e Leonir, professoras Solange, Sandra, Adriane, Angelita e pela diretora Silvia.

Como educadores entendemos que nossos alunos precisam da vivência fora da sala de aula para uma melhor compreensão espacial, física, ambiental e de localização, sem contar as experiências de relacionamento social em grupo e convivência. Temos uma visão que essa viagem não é um passeio turístico, mas sim um investimento na aprendizagem e motivação no estudo dos nossos alunos, onde o conteúdo é passado na prática e no local original, ou seja, onde a vida acontece de verdade, comenta a diretora Silvia Endler.

A escola é um lugar para produção de conhecimento. Onde é possível estabelecer relações entre aquilo que cada professor ensina e o que acontece no transcorrer da vida. Ler e escrever alcança neste espaço, uma proporção gigantesca. E a partir daquilo que se difunde através do Projeto Pedagógico escolar, podemos entender o que possibilita este alcance tão significativo do viver o mundo e dar-se conta da sua importância.
Ao planejarmos, saídas de campo como a viagem de estudos, para além do tão rico significado que encontramos no ato de viajar, encontramos presente uma ação educacional, que faz parte do ensino e da aprendizagem.

Nesse contexto, muitas viagens de estudo são agregadas em nossos planejamentos pedagógicos durante o decorrer do ano letivo. Vários locais são visitados todos os anos pelos alunos e professores, sendo dentro do nosso município ou em outras localidades, dependendo do conteúdo estudado em cada turma é realizado visitas de estudo e conhecimento a um local específico que gera aprendizagem na prática, finaliza a Secretaria de Educação Fabiane Nascimento.