“Projeto Recolhe ” Animais Mortos

“PROJETO RECOLHE” ANIMAIS MORTOS

Realizada licitação para recolhimento de animais mortos no município de Bom Jesus do Oeste. Carcaças terão destino final correto transformando-se em matéria prima para biodiesel e adubo orgânico…

“Esta iniciativa visa o correto recolhimento, transporte e destinação das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais de Bom Jesus do Oeste. Um trabalho que vem para fortalecer as ações de preservação do meio ambiente, evitando dessa forma a poluição com o enterro de animais, que era feito com máquinas da prefeitura”.

A afirmação é do Secretário de Agricultura Márcio José Storck, explicando que a licitação aconteceu no início do mês janeiro, e apenas uma empresa marcou presença no ato, o Transportes e Coleta Previatti do município de Cunha Porã, através do projeto “Recolhe” recolhimento de animais mortos.

Secretário salienta que a expectativa para início dos trabalhos é para imediato as próximas semanas. O Secretário revela que a ação é regional e 33 municípios já aderiram. O projeto é referência e piloto no Estado de Santa Catarina, com ótimo desempenho e aceitação nos municípios que aderiram.

O custo total para recolha por animal (bovino) será gratuito, porém o agricultor terá que estar em dia com o programa propriedade organizada.

A RECOLHA

Iniciada a recolha no município de Bom Jesus do Oeste, os agricultores terão que seguir algumas instruções. Confira:

• Depois de constatada a morte do animal, a empresa deverá ser avisada imediatamente; O agricultor poderá ligar na empresa pelo telefone (49) 999681976 ou (49) 999238885 através de ligação ou mensagem no aplicativo do WhatsApp;

• Os agricultores deverão informar o número do brinco do animal a ser recolhido (automaticamente receberá baixa no (ICASA) e (CIDASC);
•Durante a recolha o animal deverá estar com o brinco;
• Deverá ser informado o nome do proprietário do animal (nome que está no cadastro da CIDASC);
• Os animais deverão ser deixados ao lado da estrada ou pátio, que facilite a coleta, pois o caminhão não poderá circular na propriedade, como pastagem, mangueiras, etc.

O Secretário da Agricultura Márcio José Storck explica que o caminhão da recolha é adaptado e atende as regras de vigilância impostas pela CIDASC e demais órgãos. “Trata-se de um projeto piloto, lançado há um ano, credenciado pela CIDASC e autorizado pela FATMA e IBAMA.

O horário de atendimento da empresa será das 06h00min da manhã as 18h00min de segunda a Sexta-feira. Aos sábados agendamentos até o meio dia. As ligações feitas antes das 08:00 horas, o animal será recolhido no mesmo dia, caso contrário somente no outro dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

Charlaine Kreuz