Projeto Alimentação Escolar por um mundo melhor encerra com lançamento do Livro de Receitas.

PROJETO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR POR UM MUNDO MELHOR ENCERRA COM LANÇAMENTO DO LIVRO DE RECEITAS

Na manhã do dia 23 aconteceu na Escola Municipal Professor Albano Borre a última atividade do projeto “Alimentação Escolar por Um Mundo Melhor”, ocorrendo o lançamento do livro de receitas, o mesmo sendo elaborado a partir das receitas preparadas nas oficinas culinárias. Na oportunidade se fizeram presentes o Prefeito Municipal Ronaldo Luiz Senger acompanhado pela sua esposa 1º Dama Ivana Faé, o Vice-Prefeito Ivonir José Santolin, representante da gerência regional de Palmitos da EPAGRI Sr. Celso Bach, famílias agricultoras que entregam produtos para a alimentação escolar e demais convidados. Aproveitando o lançamento do livro, foi realizado uma homenagem as famílias agricultoras pelo empenho e dedicação na produção de alimentos de ótima qualidade.

O projeto foi desenvolvido no ano de 2018, em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a EPAGRI do município de Bom Jesus do Oeste. Participaram do projeto turmas do 1º ao 5º ano. O projeto teve como objetivo incentivar o consumo e valorizar os alimentos produzidos em nosso município provenientes da agricultura familiar e oferecer aos escolares uma alimentação de qualidade, com alimentos frescos, saudáveis e seguros. Reconhecendo a importância dos produtores local, respeitando a cultura, tradição e hábitos alimentares saudáveis.

Como ponto inicial das atividades do projeto, os alunos puderam visitar e conhecer algumas das propriedades rurais dos agricultores que entregam alimentos para a alimentação escolar, conseguindo observar como são plantados, cuidados, colhidos e ou fabricados os produtos. Posteriormente os alunos participaram de oficinas culinárias, tendo como objetivo informar a origem dos alimentos, podendo despertar a consciência ambiental das crianças, bem como valorizar mais a preferência por alimentos naturais. Contribuindo assim para que os alunos se familiarizem com as propriedades nutritivas de cada alimento e, consequentemente, para que adquiram hábitos nutricionais mais saudáveis.

Prosseguindo o Projeto, os professores articularam os temas repassados nas oficinais com os conteúdos trabalhamos em sala de aula, e também como trabalho de articulação dos conteúdos, este em conjunto com as professoras da disciplina de artes foi proposto que cada aluno elaborasse um desenho tendo como base os conhecimentos repassados durante todas as atividades do projeto. Todos os desenhos foram avaliados, para assim selecionarmos o desenho que melhor transmitia o conceito do projeto. O desenho escolhido foi da aluna Ariane Fiorentin do 5º ano vespertino. A aluna foi homenageada e recebeu os parabéns pelo belíssimo desenho, sendo que este desenho se tornou a capa do livro de receitas. Ao final foi entregue um livro para cada aluno.

Segundo a nutricionista Gabriela Pagliarini e a extensionista Adriane Menin, idealizadoras do projeto, os objetivos deste trabalho foram atingidos com muito êxito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste

Charlaine Kreuz