Bom Jesus do Oeste cria Sala de Situação para combater o mosquito AEDES AEGYPTI.

BOM JESUS DO OESTE CRIA SALA DA SITUAÇÃO PARA COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

A Administração, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de segunda-feira (15), uma reunião no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, que envolveu representantes de secretarias e departamentos públicos, servidores, CDL e entidades do município, para avaliar e programar ações contra a dengue. O prefeito Ronaldo Luiz Senger e o Vice Prefeito Ivonir José Santolin participaram do encontro.

A reunião foi coordenada pela Bióloga Caroline da Regional de Chapecó juntamente com a equipe de atenção básica e setor de endemias, onde foram debatidas ações, para identificar, eliminar, tratar e adequar possíveis criadouros do mosquito, sensibilizando a população sobre o problema.
Segundo dados do setor de endemias, o município de Bom Jesus do Oeste passou a ser considerado infestado neste ano 2018, contando até o momento com 48 focos, próximo a desencadear um alto risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya.

Segundo o prefeito Ronaldo Luiz Senger, destacou a importância da mobilização da população, para evitar epidemias. “Todo o trabalho de combate à dengue, tem o respaldo do Poder Público, que fiscaliza e orienta as ações. No entanto, cada munícipe precisa fazer a sua parte e colaborar para evitar uma epidemia, ocasionadas pelo mosquito”.

A secretária municipal de saúde, Roseni Bruxel, destacou que a Secretaria de Saúde tem feito o possível para orientar e evitar a transmissão, porém, os números da região e do município são alarmantes. “Estamos instituindo a sala de situação, para reestruturar a equipe de combate à endemias, que conta agora com duas profissionais, que realizam o trabalho junto com os demais profissionais das equipes. É preciso a união de toda a comunidade, para juntos vencermos o mosquito”, finalizou Roseni.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

 

Charlaine Kreuz