Uso racional de medicamentos é tema no Encontro Trimestral dos Hipertensos.

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS É TEMA NO ENCONTRO TRIMESTRAL DOS HIPERTENSOS.

Na última quarta-feira dia 08 de agosto foi realizado o encontro trimestral do grupo de hipertensos do município de Bom Jesus do Oeste, o encontro aconteceu no Clube dos Idosos Bom Jesus, com seguimento ao cronograma, onde foi realizado Palestra sobre “Uso racional de medicamentos”.
A palestra foi ministrada pela farmacêutica da unidade de saúde do município Raquel Baczinski, teve como objetivo mostrar a importância do apoio ao tratamento medicamentoso para a qualidade de vida dos pacientes e das suas famílias, além de conscientizar sobre os riscos da automedicação, e a responsabilidade do paciente em usar corretamente os medicamentos, conforme orientação médica, cuidados gerais e armazenamento dos medicamentos.
Os remédios devem ser guardados longe do calor e ao abrigo da luz e da umidade, seguindo sempre as informações indicadas na embalagem original, pois ela informa o nome do medicamento, o lote do produto e a data de validade. Eles devem estar em local seguro, fora do alcance de crianças e animais. É preciso ainda estar atento aos medicamentos que exigem temperaturas especificas, como aqueles que precisam ficar na geladeira, respeitando essas orientações.
Também alertou aos participantes sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e identificação de falsos medicamentos. Os medicamentos nunca devem ser jogados na pia, lixo ou esgoto. Eles podem contaminar o meio ambiente.

Ao final da reunião, os participantes aferiram a pressão arterial, retiraram as receitas e medicamentos com a equipe da Unidade de Saúde e tiraram diversas dúvidas quanto ás informações repassadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura municipal de Bom Jesus do Oeste
imprensa@bomjesusdooeste.sc.gov.br