Administração de Bom Jesus do Oeste incentiva na construção de cisternas.

Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste incentiva na construção de cisternas

A armazenagem de água da chuva é uma das formas mais baratas para ter recursos hídricos em abundância. Para ter este privilégio é necessário à construção de cisternas para armazenamento desta água.

E a administração municipal de Bom Jesus do Oeste, incentiva os produtores rurais, que utilizam grandes volumes de água, para construírem cisternas. O incentivo é no trabalho de máquinas do DMER do município na construção das mesmas, através da Lei Municipal nº 1082/2017, propriedade organizada do município de Bom Jesus do Oeste – SC” destinado à política municipal de apoio, incentivo e fomento ao desenvolvimento no setor da Agricultura, Pecuária e Atividades Congêneres no município, visando o desenvolvimento econômico-social, especialmente aos que venham ampliar a renda e a dignidade do agricultor e sua família, evitando o êxodo rural.

Na semana passada várias máquinas de Bom Jesus do Oeste estavam auxiliando na construção de uma cisterna na propriedade do Munícipe Valdinei Pantaleão da Silva.

Segundo o secretário de Estradas e Rodagem, Valdenor Nascimento este é um importante trabalho para armazenar água. “Nós incentivamos a construção de cisternas porque isso diminui os problemas com a falta de água no período de estiagem”.

Esta ação é recomendada principalmente aos produtores rurais que possuem granjas que utilizam grandes volumes de água. As principais produções no município de Bom Jesus do Oeste são de aves, gado leiteiro e suíno. “A água é a fonte da vida sem este recurso nada se produz, nada sobrevive” finalizou Valdenor

De acordo com o prefeito Ronaldo Luiz Senger, foram construídas recentemente 08 (oito) cisternas no município, pelo menos oito investimentos de armazenamento de água foram feitos. Está cada vez mais necessário que haja em todas as propriedades a construção de cisternas, pois o consumo está aumentando em grande quantidade e as fontes estão cada vez com menos vazão. O governo municipal tem o incentivo através de Lei Municipal que incentiva nos trabalhos de máquinas pesadas para construção destes reservatórios e por isso reforçamos que há meios acessíveis para esse investimento e que ele garantirá o recurso essencial para a produção animal, que é a água”, destaca.

Para marcar trabalhos de máquinas para estes e outros fins os Bomjesuenses devem passar na secretaria municipal de agricultura do município e marcar seus serviços.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC

Charlaine Kreuz