Autoridades prestigiam inauguração da fazenda vitória em Bom Jesus do Oeste.

AUTORIDADES PRESTIGIAM INAUGURAÇÃO DA FAZENDA VITÓRIA EM BOM JESUS DO OESTE.

Mais um empreendimento da bovinocultura de leite em Bom Jesus do Oeste.

No ultimo sábado (14) Prefeito Municipal Ronaldo Luiz Senger, Vice-Prefeito Ivonir José Santolin e autoridades estiveram prestigiando a inauguração da Fazenda Vitória, da “família de Vanderlei Vitória”.

A busca por maior produtividade e lucratividade fez com que o munícipe Vanderlei Vitória produtor de leite trocasse o manejo tradicional pelo confinamento parcial chamado de sistema Compost Barn.

A modalidade de produção Compost Barn se resume em um grande espaço físico coberto para o descanso das vacas e o chão – cama – é revestido de serragem e sobras de corte de madeira. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano.  Os animais estercam sobre a cama efetuando naturalmente a compostagem, sendo que o método tem a ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato.

O plantel varia de acordo com a realidade da propriedade e da estrutura física do barracão, segundo Vitória, possui aproximadamente 52 animais alojados no novo sistema de produção, 20 animais que estão no período seco, e mais 25 novilhas prenhas.  Possuindo a capacidade de alojar 100 animais em produção. O produtor está satisfeito com o novo manejo. “O aumento de conforto animal é fator chave para o sucesso do Compost Barn espero que alcançamos resultados positivos na sanidade animal e na lucratividade”, comenta o produtor.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a bovinocultura de leite representa cerca de  58 % da renda do Município de Bom Jesus do Oeste, sendo produzidos anualmente cerca de 6,3 milhões de litros, em torno de 135 propriedades. Vários programas de incentivos são oferecidos pela prefeitura aos agricultores, como o Programa de Incentivo a propriedade organizada, distribuição de dejetos líquidos, sêmen e nitrogênio, colheita de silagem, incentivo de terraplenagem entre outros.

O prefeito Ronaldo Luiz Senger elogiou o espírito empreendedor da família Vitória e demais agricultores do município. “Nesses últimos anos Bom Jesus do Oeste vem crescendo muito em vários setores da agricultura e isso se deve principalmente ao agricultor que acredita na força de sua propriedade e em seu potencial de administração e trabalho.

Somos um dos raros municípios que tem na sua realidade as condições de permanência e a volta do jovem nas propriedades rurais. Temos que manter o ritmo de crescimento e assim, com incentivo da Administração Municipal, o agricultor será cada vez mais forte e terá uma vida sempre melhor”, destaca o prefeito.