Programa Gestar em família
PROGRAMA GESTAR EM FAMÍLIA
Desafios ao estímulo da autonomia no cuidado ao recém-nascido e à puérpera. O pai como ator coadjuvante.
“A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, para seu parceiro e toda sua família.” (MS, 2014, p.03). É um misto de sentimentos, dúvidas, ansiedade, medo e expectativa; sendo essa uma fase de adaptação às mudanças biológicas, físicas e intrafamiliares. Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo da mulher passará por diversas modificações percebidas gradualmente, ou seja; ela estará se preparando para o parto e maternidade. Enquanto o bebe se desenvolve, os pais devem buscar conhecimentos que os possibilitem a desempenhar adequadamente o papel de genitores.
O pré-natal é um bom momento para fortalecer o vínculo dos pais e desses com o bebe. Assim, é importante que as consultas e os encontros do grupo de gestantes sejam realizadas com a presença do pai. “Estar presente em todos os momentos desde agora fortalece os laços afetivos e a vivência da paternidade.” (MS, 2014,p.10)
Portanto, a Secretaria de Saúde com a coordenação da Equipe de Enfermagem desenvolveu um projeto para os encontros de gestantes do programa – Gestar em Família – com o objetivo desenvolver o senso de corresponsabilidade entre a mãe e o pai em relação ao cuidado prestado ao recém-nascido, bem como aprimorar o conhecimento que gera autonomia e segurança para o cuidado.
Considerando a importância da participação do pai no processo de desenvolvimento da criança, o projeto que se inicia pretende estimular o vínculo familiar e a construção de sapiência da gestante e seu parceiro para a maternidade. Nos encontros serão abordados assuntos pertinentes ao período gestacional e puerperal, bem como cuidados específicos relacionados ao cuidado do recém-nascido. Os encontros serão mesclados por breves conhecimentos teóricos e aprimorados por atividades teórico-práticas.
Com o intuito de facilitar o acesso, os encontros serão realizados em horário alternativo, ou seja; todas as terceiras quintas-feiras de cada mês. O início das atividades acontecerá dia 15 de março, às 19:00 horas na sala de reuniões da Unidade de Saúde de Bom Jesus do Oeste. Na oportunidade contamos com a participação da equipe multiprofissional da APAE de Modelo- SC que trará como tema o desenvolvimento do Bebê e sua influencia no decorrer da vida.
Coordenação: Enf. Rosemeri Basso e Elizangela Rogovski
Convidamos para o encontro inaugural todas as gestantes do município e seus parceiros ou acompanhamente.
ENCONTRO DE ABERTURA: 15 DE MARÇO DE 2018 ÀS 19 HORAS LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA UNIDADE DE SAÚDE.