Os alunos das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal, estão realizando trabalhos, na prática, que simulam a geração de energia elétrica.

Os alunos das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Albano Borre, estão realizando trabalhos, na prática, que simulam a geração de energia elétrica. Após a visita de estudo realizada no dia 18 de Outubro a Usina Hidrelétrica Itá, os alunos construíram suas maquetes para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos durante a viajem e nas aulas teóricas.

Abusando da criatividade, cada grupo organizou sua maquete, cada uma em um estilo, umas mais simples e outras mais elaboradas, procurando tornar os trabalhos os mais reais possíveis.

O aluno precisou ser capaz de analisar, compreender e construir sua maquete a partir do conhecimento adquirido durante a viagem, após pesquisas na internet e ensinamentos em sala de aula.

A maquete serve de base para explorar a projeção do espaço vivido para o espaço representado. Ela é a forma material de se trabalhar alguns conceitos, proporcionando a ação do indivíduo sobre o objeto e, consequentemente, interferindo na sua formação e compreensão dos conteúdos e do mundo. Dá então a visibilidade e a conexão entre a ação do homem e o espaço físico.

A atividade é interdisciplinar e está relacionada com o que os alunos estão aprendendo nas disciplinas envolvidas. Os trabalhos foram acompanhados e desenvolvidos pelas professoras de ecologia Angelita Schmidt e Salete Escher, professora Cleusa Mossmann, professora Loreni Diel e professora Vera Cherizolli Flores.