Viagem de estudo com as turmas do 4º e 5º ano para as cidades de Seara para visita ao museu Entomológico Fritz Plaumann e para a cidade de Itá, para visita a Usina Hidrelétrica de Itá.

 

 

A equipe da Escola Municipal Professor Albano Borre realizou no dia 18 de outubro de 2017, uma viagem de estudo com as turmas do 4º e 5º ano matutino e vespertino para as cidades de Seara para visita ao museu Entomológico Fritz Plaumann e para a cidade de Itá, para visita a Usina Hidrelétrica Itá.

A visita educativa é sempre uma oportunidade de motivar, incentivar, estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento. Por isso a escola sempre procura inserir esta prática nas suas ações pedagógicas.

Esta viagem é uma oportunidade do aluno sair do ambiente da sala de aula, tendo a possibilidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno.

Tivemos a oportunidade de conhecer o museu de entomologia, compreender a importância das coleções entomológicas no âmbito da pesquisa, conservação de espécies e como valor cultural, agregando conhecimentos e aprendizados, abordando a importância   do conhecimento da biodiversidade, preservação e perpetuação das espécies e análise dos diversos filos de animais invertebrados.

O museu de entomologia Fritz Plaumam, localizado na cidade de Seara, SC, abriga um dos maiores acervos da América Latina, contanto com cerca de 80.000 exemplares de insetos de 17.000 espécies diferentes. Toda essa coleção é resultado de 70 anos de pesquisa, dedicação e trabalho do imigrante alemão Sr. Fritz Plaumam. O trabalho desenvolvido por Plaumam é reconhecido internacionalmente por entomologistas e conservacionistas. Sobretudo porque cerca de 70% dos insetos de sua obra estão extintos ou com risco de extinção.

Já na Usina Hidrelétrica de Itá, os alunos puderam conhecer uma das usinas mais modernas do Brasil em infraestrutura,  localizada na divisa do estado de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, no rio Uruguai. Devido à grande abrangência da obra, vários programas ambientais de compensação ambiental são desenvolvidos pela usina como: manejo da fauna silvestre, conservação e repovoamento de espécies de peixes, conservação de patrimônio histórico e cultural, conservação e repovoamento de espécies de plantas entre outros. A visita teve como objetivo conhecer o princípio de funcionamento de uma Usina Hidrelétrica, os impactos ambientais causados pela implantação e medidas para amenizar estes impactos.

A visita a esses dois locais complementa e enriquece os conteúdos abordados nas disciplinas trabalhadas em sala de aula, além de propiciar aos alunos o contato às atividades técnicas que possam vir a encontrar na futura carreira profissional.