Bom Jesus do Oeste tem um dos maiores investimentos médios por habitante do Estado de Santa Catarina e do Brasil em saúde.

Assim como aconteceu em muitos municípios da região, tendo em vista as eleições municiais que serão realizadas no mês de outubro de 2016, também em Bom Jesus do Oeste houve mudança no comando da Gestão Municipal de Saúde.

Após o período de mais de três anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde a Senhora Marília Ceccon Maggi deixou o cargo em observação à Lei Eleitoral. Durante o a gestão da Secretária Marília, com apoio da equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e da Administração Municipal, foram muitas as conquista e excelentes resultados alcançados que resultaram em melhorias no acesso e na qualidade dos serviços prestados à população do município de Bom Jesus do Oeste.

Desde o início do mês de abril a Secretaria Municipal de Saúde conta com o novo Secretário Célio José Fazzioni. Célio assumiu a Secretaria Municipal de Saúde e por determinação do prefeito Airton Reinehr, com o firme propósito de dar continuidade ao excelente trabalho que está sendo realizado na área da saúde e cada vez mais melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Para isso, conta com sua experiência adquirida inclusive como Secretário de Planejamento do município.

Analisando os Indicadores de Saúde do município, pode-se afirmar que o município de Bom Jesus do Oeste apresenta excelentes resultados ficando entre os melhores do Estado de Santa Catarina.

Mesmo aplicando apenas 16,25 % da sua receita própria em ações e serviços de saúde, portanto, apenas 1.25% a mais do estabelecido pela LC 141/2012, foi possível garantir a integralidade no acesso às ações e serviços de saúde demandadas pela população residente no município, comprovando assim a eficiência da Gestão Municipal de Saúde.

Importante destacar também que a despesa total com saúde em Reais por habitante sob a responsabilidade do município no ano de 2015, foi de R$ 1.069,09 (mil e sessenta e nove reais e nove centavos), o que caracteriza um dos maiores investimentos médios por habitante do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

Do total investido em saúde no ano de 2015 R$ 2.289.875,73, apenas 23,60% foram de transferências recebidas dos Governos Federal e Estadual, sendo que 76,40% dos investimentos em saúde foram de recursos próprios do município.

Em termos de estrutura a Secretaria Municipal de Saúde conta com excelentes instalações físicas, veículos e equipamentos em condições de atender à necessidade dos trabalhadores de saúde e a população usuária do SUS no município.

“Agradeço a confiança recebida do prefeito Airton Antônio Reinher, das demais lideranças políticas do município, dos profissionais da SMS e de toda a população. Com o apoio de todos, com certeza faremos um grande trabalho em prol da população usuária do Sistema Único de Saúde”, destaca o atual Secretário Municipal de Saúde de Bom Jesus do Oeste Célio José Fazzioni.