FÓRUM MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DE CULTURA

No último dia 15 de setembro, o município de Bom Jesus do Oeste realizou o 1º Fórum Municipal de Planejamento da Cultura. O Fórum foi realizado no Centro de Convivências dos Idosos, às 14 horas e contou com a participação de líderes comunitários, representantes de entidades e movimentos sociais, representantes do poder público municipal e estadual, secretários municipais, servidores públicos, professores, vereadores e dirigentes de cultura de municípios vizinhos que vieram contribuir neste debate.

O Fórum Municipal de Planejamento da Cultura constitui-se na instância coordenadora e validadora do processo de elaboração do diagnóstico do setor cultural do município, bem como acompanhamento das demais etapas, visando instituir o Plano Municipal de Cultura. Na ocasião foi realizada a escolha dos representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural, garantindo a participação atuante da sociedade neste processo de implantação de políticas participativas e continuadas no município.

O Plano Municipal de Cultura de Bom Jesus do Oeste, que inicia sua construção com o Fórum, é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a AMERIOS e contando com o acompanhamento técnico da Catavento Produção Cultural, que orienta o município na implementação de seu Sistema Municipal de Cultura – SMC.

A implementação do SMC no município faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura, que estabelecem diretrizes e ações de incentivo à cultura. Para a gestora de cultura, Celinte Dickel “o objetivo deste processo é organizar a política cultural, valorizando a diversidade presente no município e garantir que as ações em cultura sejam continuadas, independente da mudança de governantes”.