Chuva causa transtorno e prejuízos em Bom Jesus do Oeste

A forte chuva que caiu na manhã de ontem dia (14), no município de Bom Jesus do Oeste, causou transtornos e prejuízo a população, foram mais de 170mm de chuva forte.  O lajeado Joelho que atravessa a cidade, mesmo sendo um rio dragado e adequado para situações com maiores volumes de agua, não suportou e alagou as ruas. A população teve terrenos invadidos pela água, causando alguns prejuízos. As sangas e riachos que atravessam o perímetro urbano em alguns trechos é canalizado, mas o grande volume de aguas acabou ocasionando transbordamento e alagando grande parte do centro de Bom Jesus do Oeste.

Felizmente as aguas não atingirão estabelecimentos comerciais e residências internas. Os transtornos forram os grandes volumes de lama e entulhos que se aglomerarão nos terrenos, calçadas, ruas e avenidas.

A Administração Municipal através da equipe da Secretaria de Obras e Urbanismo, trabalhou mesmo com o tempo difícil desde logo se mobilizou na remoção dos matérias, limpeza e lavagem dos locais, sendo que o trabalho continua. O interior do município foi duramente afetado com prejuízos nas lavouras, principalmente de trigo, que estão em fase inicial de cultivo. As fortes chuvas causarão erosões do solo nas lavouras, prejudicando os produtores de grãos, também a atividade leiteira sofre com perdas nas pastagens causadas pelo mau tempo.

As estradas do município também forram duramente atingidas, sendo necessário mobilizar toda a equipe do DMER para efetuar a limpeza e recuperação de trechos obstruídos por pedras, lama, valetas, estragos em bueiros e pontilhões.

Mesmo com o tempo instável, o prefeito Airton determinou atenção para recuperar o mais rápido possível todas as estradas e limpeza das ruas, para que tudo volte à normalidade.

A programação das festividades dos 20 anos de Bom Jesus do Oeste estão mantidas, sendo que na sexta-feira dia (18), acontece a escolha das Soberanas e o Baile do Município com animação da Banda Portal da Serra de Portão RS.

Domingo dia (19) acontece a solenidade comemorativa dos 20 anos de município, com lançamento do Hino do Município, inauguração da 1ª etapa do Centro de Eventos Cultural e de Lazer 21 de Setembro, apresentações culturais de grupos locais e do Grupo Wasserland de Piratuba – SC e o corte do Bolo de Aniversário com degustação dos presentes.