Técnicos da secretaria de planejamento do estado esclarecem limites de Bom Jesus do Oeste e municípios vizinhos

Em 1995 quando da emancipação do município de Bom Jesus do Oeste, houve algumas alterações nos limites do então distrito, que até aquele momento pertencia ao município de Modelo. Na emancipação foi anexado parte dos territórios dos municípios de Maravilha(Tigrinhos) e Campo Ere (Saltinho). A partir daquele momento o município teve uma nova limitação geográfica e que em alguns locais, nem sempre foi muito levada em consideração pelos municípios emancipados e os existentes, pois prevaleceu a antiga limitação. Mas com legislação em vigor, esta exige dos administradores municipais o seu efetivo cumprimento legal para atendimento da população destes municípios.

Por solicitação da administração municipal de Bom Jesus do Oeste, estiveram durante esta semana em Bom Jesus do Oeste os Geógrafos/Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento Fernando João da Silva e Eduardo Clarino, que atuam na Diretoria de Estatística e Cartografia, para juntos com os Prefeitos, administradores, técnicos municipais e participação da população interessada, esclarecer os limites e as coordenadas geográficas dos municípios de Bom Jesus do Oeste, Saltinho, Serra Alta e Tigrinhos.

Participarão das diversas reuniões realizadas os prefeitos de Saltinho Luiz De Paris, Francisco Arthur Both de Serra Alta e Rudimar Guth de Tigrinhos e assessores municipais destes municípios. Foi também realizada uma reunião na comunidade de Linha Lamb no dia 1 de julho, com os moradores da comunidade rural de Linha Valério, que era atendida pelo município de Saltinho e agora passa a pertencer legalmente ao município de Bom Jesus do Oeste. Os técnicos esclarecerão a população sobre os limites legais dos dois municípios.

Na oportunidade o Prefeito de Bom Jesus do Oeste Airton Antônio Reinehr deu as boas-vindas as cerca de 17 famílias e se colocando junto com toda a equipe de governo a disposição da população para uma boa transição. O Prefeito Luiz De Paris também esteve participando e agradeceu a boa convivência com o moradores durante a permanência no município de Saltinho nestes 20 anos.

A vinda dos técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado foi a oportunidade para o poder público e a comunidade discutir e também entender o assunto, que é de interesse de todos. “Podemos perceber que existem normas, mas todos os municípios envolvidos estão abertos para a melhor solução”, destacou o prefeito Airton.