ROTEIRO DE REUNIÔES PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA

A Secretaria de Agricultura de Bom Jesus do Oeste, juntamente com a Secretaria de Estradas e Rodagens e Epagri, realizou um roteiro de reuniões no interior do município com o objetivo de atender a uma solicitação do CMDR.  A secretaria Municipal de Agricultura organizou uma série de reuniões sendo na Linha Jundiá, Linha Lajeado das Flores, Linha Rainha da Serra, Linha Lamb, Linha Vista Alegre, e Sede do Município para as comunidades de Linha Baron, flor da serra e XV de Novembro. Nestas reuniões foram apresentados relatórios das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura nos anos de 2011, 2012, 2013, e 2014: Inseminação Artificial, Gobi, Silagem Distribuição de Dejetos, Esterco de Aves entrega de Alevinos, mudas frutíferas, moranguinhos, eucalipto e pinus, transporte de calcário, formicida coleta de lixo e CAR. Ainda foram apresentados os dados das produções de milho, soja, fumo, e leite dos respectivos anos, número de suinocultores e avicultores, colhedeiras e tratores no município.

O ponto alto foi quando o secretário de agricultura Antônio Nascimento explana sobre a lei N° 954/2014 de 22 dezembro de 2014 a qual contempla os incentivos que os agricultores tem direito junto a Secretaria Municipal de Agricultura, desde que os interessados preencham os requisitos para obter: cascalhamento  no acesso as propriedades, terraplanagem para aviário, chiqueirões, pocilgas, estábulos e para habitação na cidade e interior, estrada de roça, confecções de silagem, horas maquinas de tratores, na limpeza e confecção de tanque para produção de peixe, na aquisição de nitrogênio. Já os responsáveis pelo DMER Ivo Schmitt e Irineu Ceschini explicaram os trabalhos feitos nos dois anos e meio que estão à frente da pasta. A extencionista da Epagri Adriane Menin, relatou o trabalho social dos anos de 2013, 2014 desenvolvidos: atendimentos, visitas, oficinas, reuniões, palestras, excursões, URE, trabalho de artesanato, horta, no trabalho motivacional das mulheres, auto estima, sucessão familiar, saúde da mulher, educação ambiental, proteção de fonte, jardinagem e as atividades junto a associação de piscicultores, Bonjearte e na merenda escolar PNAE e PAA. A engenheira agrônoma da Epagri Bruna Bastos relatou sobre o trabalho técnico o qual incentiva a produção de leite a base de pasto, apicultura, fruticultura, conservação de solo, além dos programas estaduais: kit forrageiro, kit apicultura, programa de calcário, troca-troca de sementes de milho, juro zero e fomento geral.

Na oportunidade foram escolhidos os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de cada comunidade sendo um titular e um suplente.

Em todas as reuniões teve a presença do prefeito municipal Airton Antônio Reinehr, do vice Elton Henrique da Silva e de um ou mais representantes da câmara de vereadores. Os quais apresentaram as conquistas e realizações da atual gestão, dos projetos encaminhados e o que está por vir em favor dos nossos munícipes.

Segundo o secretário municipal de agricultura Antônio nascimento: “estou muito feliz por conseguir atender as expectativas quanto à presença dos munícipes nas reuniões, quero agradecer ao trabalho prestado pelos conselheiros e também escolher os novos para os próximos dois anos. Ainda conseguimos a través da nossa equipe apresentar, dados e informações e a lei de incentivo a qual contempla para a classe produtora, também aproveitamos a oportunidade para nos colocamos a disposição de todos os empresários do campo para tirar as dúvidas e colher sugestões. As reuniões superaram as expectativas e os objetivos foram contemplados.