Lei Ordinária 218/2000

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2000
Data da Publicação: 13/11/2000

EMENTA

  • ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICIPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2.001.

Integra da Norma

LEI MUNICIPAL Nº 218/00 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2.000.

 

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICIPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2.001.

 

         SERGIO LUIZ PERSCH, Prefeito Municipal de Bom Jesus do Oeste Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais que a Lei confere FAÇO SABER a todos que a Câmara de Vereadores aprovou e eu SANCIONO a seguinte Lei:

O Orçamento Fiscal do Município de Bom Jesus do Oeste – SC, para o exercício financeiro de 2001, estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 2.200.000,00 (Dois milhão e duzentos mil reais), com a seguinte composição:

 

1. PREFEITURA                                                                                  R$  2.167.000,00

2. FUNDO MUNIC. ASSIST. SOCIAL                                    R$       33.000,00

            TOTAL                                                                                   R$  2.200.000,00

 

Este instrumento de planejamento, que mostra a origem e a aplicação dos recursos de cada um dos órgãos da Administração Municipal para o exercício de 2001, foi elaborado com base no que dispõe a Lei Federal 4.320/64, Portarias da Secretaria de Orçamento e Finanças da Presidência da República, Lei Complementar nº 101/2000 – LRF, Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Para determinação do volume de recursos que cada um dos órgãos da Administração Municipal irá dispor em 2001, levamos em consideração a evolução da receita nos últimos três exercícios, o comportamento da receita no exercício de 2000, a alteração da legislação tributária, as perspectivas de crescimento da economia e os índices de inflação.

As despesas foram fixadas levando-se em consideração a evolução dos custos de manutenção de cada um dos órgãos e setores da Administração, a expansão dos serviços, os compromissos financeiros com amortização e encargos da dívida e as metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes orçamentárias.

 

1. DAS RECEITAS

O quadro nº 01 adiante, demonstra a evolução da receita dos órgãos da administração municipal, identificando o volume de recursos arrecadados de 1997 a 1999, a receita prevista para os exercícios de 2000 e 2001.

  QUADRO 01

                                QUADRO DEMONSTRATIVO DA EVOLUÇÃO DA RECEITA

 

ESPECIFICAÇÃO

REALIZADA

PREVISTA

EXECUTADA

PREVISTA

 

1997

1998

1999

2000

06/2000

2001

PREF. MUN. DE BOM JESUS OESTE

 

 

 

 

 

 

RECEITA TRIBUTÁRIA

      50.793,36

     27.358,30

      26.004,89

      50.000,00

      18.763,98

      38.500,00

   Impostos

      46.909,14

      23.299,39

      22.741,12

      35.000,00

      16.097,32

      33.000,00

   Taxas

        3.884,22

        4.058,91

       3.263,77

15.000,00

      2.666,66

        5.500,00

RECEITA PATRIMONIAL

                    236,21

                                        453,42

       

        1.100,91

    

  5.000,00

     

  1.155,27

    

   2.000,00

RECEITAS AGROPECUARIAS

        31.439,34

           32.539,56

   

 26.425,33

  

   35.000,00

       

     65,00

     

31.000,00

RECEITA DE SERVIÇOS

          1.033,75

             5.975,98

      

 7.304,53

    

 15.000,00

   

    6.056,45

   

  12.000,00

TRANSFERÊNCIAS  CORRENTES

   1,246.024,65

      1.477.005,10

 

1.585.596,93

 

2.365.000,00

   

980.109,57

 

1.949.500,00

   Participação na Receita da União

      821.799,46

         959.324,31

 

1.088,917,82

 

1.025.000,00

 

  620.551,36

 

1.283.500,00

   Outras Transferências da União

        10.782,72

         108.914,39

     

70.789,14

  

 230.000,00

 

   75,.707,97

    

 71.000,00

   Participação na Receita dos Estados

      371.667,39

         383.592,14

  

 413.098,65

  

 840.000,00

   

245.285,44

   

565.000,00

   Outras Transferências dos Estados

        41.775,08

           25.174,26

    

 12.791,32

   

270.000,00

   

  38.564,80

   

 30.000,00

OUTRAS RECEITAS CORRENTES

        15.869,19

           65.803,60

        

5.405,19

   

  25.000,00

      

 2.691,24

     

11.000,00

OPERAÇÕES DE CRÉDITO INTERNAS

            

         –

           25.000,00

         

 –

  

   20.000,00

       

 –

     

  1.000,00

ALIENAÇÕES DE BENS

         –

             2.001,00

   

  10.700,00

  

   30.000,00

    

   2.500,00

    

 20.000,00

TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

              98,14

         112,812,18

            

 345,70

   

430.000,00

  

   96.332,79

  

 102.000,00

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL GERAL

 1.345.494,64

1.748.949,14

 1.662.883,48

 2.975.000,00

 1.107674,30

 2.167.000,00

O quadro nº 01 evidencia, em números absolutos, a participação de cada uma das fontes na composição da receita total.

 

Destacando, especificamente, a participação de cada uma das fontes na composição da receita total para o exercício de 2001, temos os seguintes números:

                                                                                                                                 R$ 1,00

FONTES DE RECEITA VALOR

PARTICIPAÇÃO RELATIVA

PREFEITURA MUNICIPAL

   Receita Tributária

 

38.500

 

1,77

   Receita Patrimonial

2.000

0,09

   Receita Agropecuárias

31.000

1,43

   Receita de Serviços

12.000

0,55

   Transferências Correntes

1.949.500

89,99

   Outras Receitas Correntes

11.000

0,50

   Operações de Crédito

1.000

0,04

   Aplicações de Bens

20.000

0,93

   Transferências de Capital

102.000

4,70

TOTAL

2.167.000

100,00

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

     Receitas de Contribuições

 

 

2.000

 

6.06

     Receita Patrimonial

1.000

3,03

     Outras Receitas Correntes

1.000

3,03

      Transferências Correntes

23.000

69,70

      Transferências de Capital

6.000

18,18

TOTAL

33.000

100,00

TOTAL GERAL

2.200.000

100,00

  ÓRGÃO/PREFEITURA RECEITA TRIBUTÁRIA

A Receita Tributária estimada para o exercício de 2001 soma R$ 38.500,00 (trinta e oito mil e quinhentos reais) representando 1,77% do orçamento da Prefeitura.  Esta fonte representa as receitas próprias, composta dos impostos e das taxas.

 

RECEITA PATRIMONIAL

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001, R$ 2.000,00 (dois mil reais), representando 0,09% do orçamento da Prefeitura e tem origem no rendimento das aplicações das disponibilidades no mercado financeiro.

 

RECEITA AGROPECUÁRIA

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001, R$ 31.000,00 (trinta e um mil reais), representando 1,43% do orçamento da Prefeitura e tem origem do movimento Agropecuário do Município.

 

RECEITA DE SERVIÇOS

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001 R$ 12.000,00 (doze mil reais), representando 0,55% do orçamento da Prefeitura e tem origem na cobrança dos serviços realizados com os equipamentos rodoviários à particulares, conforme autorização em lei.

 

TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

As Transferências Correntes estimadas para o exercício de 2001, somam R$ 1.949.500,00 (um milhão, novecentos e quarenta e nove reais e quinhentos reais), representando 89,99% do orçamento da Prefeitura, com destaque para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que juntos somam a expressiva quantia de R$ 1.759.000,00 (um milhão, setecentos e cinquenta e nove mil reais).  O FPM é uma transferência da União e se constitui na participação dos Municípios (22,5%) na arrecadação do IPI e IR. O ICMS é uma transferência do Estado e se constitui na participação dos Municípios (25%) na arrecadação do ICMS. O retorno do ICMS aos Municípios é determinado pelo movimento econômico.

 

OUTRAS RECEITAS CORRENTES

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001 R$ 11.000,00 (onze mil reais), representando 0,50% do orçamento da Prefeitura e se constitui, basicamente de multas e juros de mora incidente sobre tributos recolhidos em atraso e cobrança de dívida ativa.

 

OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Esta fonte de receita estima para o exercício de 2001, R$ 1.000,00 (um mil reais), representando 0,04% do orçamento da Prefeitura e se refere a empréstimo através do BADESC/FDM para obras de infra-estrutura urbana.

 

ALIENAÇÕES DE BENS

Esta fonte de receita estima para o exercício de 2001, R$ 20.000,00 (vinte mil reais), representando 0,93% do orçamento da Prefeitura e se refere a venda de bens moveis e imóveis do Município.

  TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

Esta fonte de receita estima para o exercício de 2001, R$ 102.000,00 (cento e dois mil reais), representando 4,70% do orçamento da Prefeitura e se refere a convênios com o Estado e União para execução de obras de saneamento.

 

ÓRGÃO/FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

RECEITA DE CONTRIBUIÇÃO

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001, R$ 2.000,00 (dois mil reais) representando 6,06% do orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social e tem origem no recebimento de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.

 

RECEITA PATRIMONIAL

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001, R$ 1.000,00 (um mil reais) representando 3,03% do orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social e tem origem no rendimento das aplicações das disponibilidades no mercado financeiro.

 

OUTRAS RECEITAS CORRENTES

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001 R$ 1.000,00 (um mil reais), representando 3,03% do orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social e se constitui, basicamente de multas e juros de mora incidente sobre tributos recolhidos em atraso e cobrança de dívida.

 

TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2001, R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais), representando 69,70% do Orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social e se referem a transferência de recursos do orçamento da Prefeitura para o Fundo e Transferências de convênios com o Governo Federal e Estadual.

 

TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

Esta fonte de receita estima para o exercício de 2001, R$ 6.000,00 (seis mil reais), representando 18,18% do orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social e se refere a convênios com o Estado e União para execução de obras.

 

2. DAS DESPESAS

O quadro nº 2 adiante, demonstra a evolução da despesa realizada por órgão, a nível de função de governo, no período de 1997 a 1999, fixada para 2000 e 2001.

  QUADRO 02

QUADRO DEMONSTRATIVO DA EVOLUÇÃO DA DESPESA

ESPECIFICAÇÃO

REALIZADA

FIXADA

 

1997

1998

1999

2000

2001

A NÍVEL DE FUNÇÃO

 

 

 

 

 

PREFEITURA

 

 

 

 

 

01 – LEGISLATIVA

 62.740,91

 49.478,23

 50.673,40

 53.500,00

 58.000,00

02 – GABINETE DO PREFEITO

99.461,18

86.350,54

110.110,00

81.000,00

91.500,00

03 – ADMINISTRAÇÃO GERAL

 185.518,76

 228.601,29

 205.284,50

 239.500,00

 212.000,00

04 – TRIBUTAÇÃO, CONTABILIDADE E  FIN.

29.781,16 

 20.611,82

 41.278,87

 53.000,00

 50.500,00

05 – EDUCAÇÃO

367.524,54 

 463.797,07

 441.985,15

 737.000,00

 641.000,00

06 – CULTURA E ESPORTE

6.237,60 

 15.897,32

 10.381,89

 88.500,00

 17.500,00

07 – SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL

151.578,86 

 156.197,14

 327.159,02

 249.000,00

 335.000,00

08 – DMER

450.811,65 

 415.341,51

 209.222,64

 395.000,00

 288.500,00

09 – OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

6.505,32 

 73.518,31

 157.578,35

 439.500,00

 189.000,00

10 – AGRICULTURA

 144.849,82

 209.659,01

 160.934,15

 239.000,00

 134.00,00

99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA

400.000,00 

 150.000,00

TOTAIS

 1.505.009,80

 1.719.452,24

 1.714.607,97

 

 

 

 

 

 

 

 

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

 71.000,00

 33.000,00

TOTAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL GERAL

 1.505.009,80

 1.719.452,24

  1.714.607,97

 3.046.000,00

 2.200.000,00

 

Neste nível, para o exercício de 2001, destacam-se os recursos alocados nas funções transporte evidenciando o elevado custo de manutenção das estradas vicinais e obra de infra-estrutura urbana, e na função educação, para cumprir a exigência constitucional de destinar pelo menos 25% das receitas de impostos com manutenção e desenvolvimento do ensino.

  QUADRO Nº 03

QUADRO DEMONSTRATIVO DA EVOLUÇÃO DA DESPESA
QUADRO

ESPECIFICAÇÃO

REALIZADA

FIXADA

 

1997

1998

1999

2000

2001

A NÍVEL DE ELEMENTO

 

 

 

 

 

PREFEITURA

 

 

 

 

 

DESPESAS CORRENTES

 1.083.944,04

 1.285.436,57

 1.312.610,62

 1.583.500,00

 1.606.000,00

  Despesas de Custeio

 1.027.217,48

 1.070.925,98

 1.081.098,94

 1.298.000,00

 1.270.000,00

    Pessoal

 398.150,39

 480.016,31

 579.466,68

 613.000,00

 653.500,00

    Material de Consumo

 168.037,09

 238.166,01

 245.635,68

 338.000,00

 266.500,00

    Serviços de Terceiros e Encargos

 461.030,00

 352.743,66

 255.996,58

 347.000,00

 350.000,00

 Transferências Correntes

 56.726,56

 214.510,59

 231.511,68

 285.500,00

 336.000,00

    Transferências Intragovernamentais

 

 

 

 10.500,00

 10.500,00

    Transferências Intergovernamentais

 12.000,00

 159.213,59

 177.798,61

 197.500,00

 245.500,00

    Transferências a Instituições Privadas

 27.345,80

27.423,76 

 29.518,76

 43.500,00

 37.500,00

    Transferências a Pessoas

 4.714,21

 9.783,25

 9.910,78

 18.000,00

 21.500,00

    Encargos da Dívida Interna

 

 1.837,58

 

 1.000,00

 

    Contrib. P/ Form. Patrim. do Serv. Púb.PASEP

 12.666,55

 16.252,41

 14.283,35

 15.000,00

 21.000,00

DESPESAS DE CAPITAL

 421.065,76

 434.015,67

 401.997,35

 991.500,00

 411.000,00

  Investimentos

 364.013,76

 354.310,07

 299.557,82

 921.500,00

 398.500,00

   Obras e Instalações

 190.505,97

 108.147,08

 190.076,67

 650.500,00

 233.500,00

   Equipamentos e Material Permanente

 173.507,79

 246.162,99

 109.481,15

 271.000,00

 165.000,00

 Aquisição de Bens Imóveis

2.500,00

 

20.500,00

4.500,00

9.500,00

 Aquisição de Bens para Revenda

54.552,00

69.289,00

51.539,50

56.000,00

1.000,00

     Aquisição de Titulos Respres. Cap. Integraliz.

  500,00

 

  Transferências  de Capital

 

 10.416.60

 30.400,03

 9.000,00

 2.000,00

   Transferências Intragovernamentais

 

 

 17.900,00

 1.000,00

 1.000,00

    Transferências a Instituições Privadas

3.000,00

  1.000,00

 Amortização da Divida Interna

 

 10.416,60

12.500,03 

 5.000,00

       

RESERVA DE CONTINGÊNCIA

 

 

 400.000,00

 150.000,00

TOTAIS

 1.505.009,80

 1.719.452,24

 1.714.607,97

 2.975.000,00

 2.167.000,00

FUNDO MUNICIPAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL

      71.000,00

   33.000,00

TOTAL GERAL

 1.505.009,80

 1.719.452,24

 1.714.607,97

 3.046.00,00

 2.200.000,00

O quadro nº 3 demonstra a evolução da despesa a nível de elemento, realizada no período de 1997 a 1999, fixada para 2000 e 2001.

Neste nível, para o exercício de 2001, destacam-se as despesas com pessoal de todos os órgãos da administração que  somam R$ 653.000,00 (Seiscentos e cinquenta e três mil reais).

Esta expressiva participação das despesas com pessoal na composição da despesa total, decorre da assunção sistemática de encargos transferidos da União e do Estado para os Municípios.

R$ 1,00

UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS

VALOR

PARTICIPAÇÃO RELATIVA

PREFEITURA

 

 

01 – CÂMARA MUNICIPAL

58.000

2,67%

02 – GABINETE DO PREFEITO

91.500

4,22%

03 – ADMININSTRAÇÃO GERAL

212.000

9,78%

04 – TRIBUTAÇÃO FINANÇAS E CONTABILIDADE

50.500,00

2,33%

05 – EDUCAÇÃO

641.000.000

29,59%

06 – CULTURA E ESPORTES

17..500

0,80%

06 – SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL

335.000

15,46%

 

 

07 – ESTRADAS E RODAGEM

288.500

13,31%

08 – OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

189.000

8,73%

09 – AGRICULUTA

134.000

6,18%

99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA

150.000

6,93%

TOTAL

2.167.000

100,00

FUNDO MUNIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

30.000

90,90%

RESERVA DE CONTINGÊNCIA

3.000

9,10%

TOTAL

33.000

100,00

TOTAL GERAL

2.200.000

100,00

 

Na apresentação da despesa por órgão a nível de unidade orçamentária, para o exercício de 2001, é importante registrar os seguintes aspectos:

 

CÂMARA MUNICIPAL

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 58.000,00 (cinquenta e oito mil reais) representando 2,67% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de manutenção do Legislativo Municipal, modernização da ação legislativa com informatização dos serviços e adequação do plenário.

  GABINETE DO PREFEITO

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 91.500,00 (noventa e um mil e quinhentos reais) representando 4,22% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de manutenção do Gabinete do Prefeito.

  ADMINISTRAÇÃO GERAL

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 212.000,00 (duzentos e doze mil reais) representando 9,78% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de  manutenção das Atividades de Administração Geral da Prefeitura.

  TRIBUTAÇÃO FINANÇAS E CONTABILIDADE

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 50.500,00 (cinquenta mil e quinhentos reais) representando 2,33% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de controle interno, gerenciamento de dados e a manutenção das Atividades de Contabilidade, Finanças e Tributação do Município.

 

EDUCAÇÃO

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 641.000,00 (seiscentos e quarenta e um mil reais) representando 29,59% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas com manutenção das atividades de Educação, construção, ampliação e reformas de unidades Escolares e Pré – Escolares.

  CULTURA E ESPORTE

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 17.500,00 (dezessete mil e quinhentos reais) representando 0,80% do Orçamento da Prefeitura e as despesas destinam-se  a cultura e ao esporte em um todo no Município.

  SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 335.000,00 (trezentos e trinta e cinco mil reais) representando 15,46% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de manutenção das Atividades do Departamento de Saúde no Município, modernização do Centro Municipal de Saúde com equipamentos e pessoal habilitado.

  ESTRADAS E RODAGEM

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 288.500,00 (duzentos e oitenta e oito mil e quinhentos reais) representando 13,31% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de manutenção das Atividades do setor, recuperação e conservação do parque rodoviário de maquinas, aquisição de equipamentos e maquinas.

 

OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 189.000,00 (cento e oitenta e nove mil reais) representando 8,73% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de manutenção do Departamento, conservação, ampliação e manutenção do perímetro urbano do Município.

 

AGRICULTURA

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 134.000,00 (cento e trinta e quatro reais) representando 6,18% do Orçamento da Prefeitura e se destinam às despesas de manutenção do departamento de Agricultura do Município, aquisição, conservação e manutenção de equipamentos, distribuição de sementes, mudas, apoio a inseminação artificial, reflorestamento e implantação de telefones nas áreas rurais.

  RESERVA DE CONTINGÊNCIA

Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) representando 6,93% do Orçamento da Prefeitura e se destinam a suplementar despesas no Orçamento Municipal.

 

DAS ORGANIZAÇÕES AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a:

I – Efetuar, por Decreto, a movimentação das dotações orçamentarias de elemento de despesa dentro da mesma atividade ou projeto.

 

II – Efetuar, por Decreto, a abertura de Credito Suplementar, até o limite 20 % (Vinte por cento) da receita  orçamentaria fixada para o exercício de 2.001, utilizando como recursos os previsto no inciso I e II, da presente Lei, art. 43, da Lei Federal 4.320 de 17 de março de 1.964, incluindo  a reserva de contingência fixada nesta Lei: 

 

III – O Saldo das dotações orçamentarias serão atualizadas pela variação do  IGP-M da Fundação Getúlio Vargas quando esse índice atingir o percentual acumulado no exercício financeiro de 2.001 e equivalente e 5% (cinco por cento).

  

Gabinete do Prefeito Municipal de Bom Jesus do Oeste, Estado de Santa Catarina, aos 13 de novembro de 2.000.

 

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                                               SERGIO LUIZ PERSCH

                                               Prefeito Municipal

 

Registrada e Publicada em data supra

 

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                                               NAIRO CEZAR MORANDINI

                                               Contabilista crc 020101/0-8