Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Oeste recebeu da Vigilância Epidemiológica Estadual testes rápidos para serem realizados em pacientes que apresentem sintomas de Síndrome Gripal (Febre, tosse, dor de garganta…).

Entretanto os testes serão realizados conforme os critérios estabelecidos pelos decretos e instruções normativas do Governo do Estado, sendo priorizados para idosos acima de 60 anos com comorbidades que apresentarem sintomas e moradores do Lar de idosos. Foi recebida também uma remessa de kits que devem ser realizados em funcionários da saúde, Profissionais da administração penitenciária, Profissionais da Segurança pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, DETRAN, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Saúde) desde que estejam em exercício das atividades operacionais e se enquadrem nas definições de casos suspeitos, considerando a maior exposição e risco de proliferação do vírus.

Os testes de RT- PCR encaminhado ao Lacen seguem normativa específica para coleta em pacientes com necessidade de internação por Síndrome gripal, suspeita de COVID19. Os testes rápidos somente podem ser realizados após o sétimo dia de sintomas da Síndrome Gripal, uma vez que é necessário a liberação de anticorpos pelo organismo para que sejam detectados no exame.  O exame de RT – PCR deve ser coletado entre o terceiro e décimo dia, preferencialmente entre o 3º e 5º dia do início dos sintomas. Entretanto considerando a possibilidade de falso negativo a realização do exame não exclui a possibilidade de infecção positiva.

Assim, a melhor condução da pandemia e proteção de todos, mantém as orientações de isolamento social, usar máscara, lavar as mãos ou usar álcool gel com frequência e nos casos de pessoas que apresentam sintomas de gripe DEVEM procurar a Unidade de saúde e CUMPRIR o isolamento e monitoramento domiciliar por no mínimo 14 dias e 72 horas sem sintomas.

A Unidade de Saúde é local de alto risco de contaminação. Somente procure atendimento para outras situações se for extremamente necessário. Ficar em casa é a conduta mais inteligente neste momento! Cuide-se e cuide daqueles que você ama!