Bom Jesus do Oeste é destaque em nível Estadual na 3º Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”

BOM JESUS DO OESTE É DESTAQUE EM NÍVEL ESTADUAL NA 3º MOSTRA CATARINENSE “AQUI TEM SUS”

A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde, está sempre em busca de oferecer, saúde de qualidade para a população e ações para fortalecer o serviço que já é prestado. Nesse sentido, pensando no bem estar e na saúde da população Bomjesuense, dois programas desenvolvidos na unidade de saúde são destaque a nível estadual, sendo assim os profissionais da Unidade de saúde farão apresentação dos mesmos na 3º Mostra Catarinense “Aqui tem Sus” que acontece nos dias 11, 12 e 13 de março na cidade de São Bento do Sul no congresso de Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo a Secretária de Saúde Roseni Bruxel, os trabalhos que serão apresentados revelam atividades executadas na pratica diária dos serviços de saúde do município, serão apresentados os projetos “Gestar em Família e Sorriso Nota 10”.

“GESTAR EM FAMÍLIA”

Desafios ao estímulo da autonomia no cuidado ao recém-nascido e à puérpera. O pai como ator coadjuvante. É um projeto desenvolvido pela equipe multiprofissional com o objetivo central de proporcionar acesso ao conhecimento à gestante, seu parceiro e familiares, no intuito de promover autonomia no período gestacional, puerperal e no cuidado ao recém-nascido.

A enfermeira coordenadora do grupo relata que os encontros acontecem toda terceira quinta-feira do mês, no período noturno, com início às 19 horas na Unidade de Saúde; com a participação da gestante e sua família, especialmente o pai. Em cada encontro são abordados temas relevantes ao contexto gestacional com o envolvimento de toda equipe multiprofissional. “A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, para seu parceiro e toda sua família.” (MS, 2014, p.03).

É um misto de sentimentos, dúvidas, ansiedade, medo e expectativa; sendo essa uma fase de adaptação às mudanças biológicas, físicas e intrafamiliares. O pré-natal é um bom momento para fortalecer o vínculo dos pais e desses com o bebe. Assim, é importante que os encontros sejam realizadas com a presença do pai. “Estar presente em todos os momentos desde agora fortalece os laços afetivos e a vivência da paternidade.” (MS, 2014,p.10).

O Grupo torna-se um importante aliado na construção de saberes e no fortalecimento dos vínculos familiares, percebendo o pai não apenas como um genitor e sim um ator fundamental e indispensável ao pleno desenvolvimento da criança. A participação do pai traz segurança permitindo aproveitar com satisfação o momento único que é a gestação. “Este projeto tornou-se tão valioso porque aos poucos pai e mãe compreendem o quão é importante o conhecimento, a interação e troca de experiências.

Se hoje somos reconhecidos a nível de estado deve-se às gestantes e seus parceiros que fazem os eventos do grupo ser um sucesso, afirma Rosemeri”. Gestar em família traz resultados indiscutivelmente positivos repercutindo na segurança, autonomia do cuidado e fortalece os vínculos familiares. Torne seu filho parte dessa história. Participe dos encontros, crie vínculos e demonstre o amor ao seu filho desde o ventre.

“PROGRAMA SORRISO NOTA 10”

A introdução precoce da higienização oral para idade escolar (de 3 a 12 anos) como um hábito diário e necessário, tem se mostrado bastante eficaz no combate as doenças que afetam a cavidade bucal. Pensando assim, o Programa Sorriso Nota 10, idealizado e realizado pela coordenação de Saúde Bucal, tem como propósito reduzir o número de escolares acometidos pela cárie de início precoce, promovendo em conjunto com a Secretária Municipal de Educação, o bem estar dos mesmos através da promoção de saúde bucal, e visita periódica ao dentista.

Após três anos ininterruptos do projeto, concluímos que quando uma ação é bem sucedida, os resultados podem ser observados em longo prazo. Esta é uma ação simples que vem gerando resultados positivos, construindo novos hábitos, alterando paradigmas e melhorando progressivamente a saúde bucal. Vale ainda lembrar que a intersetorialidade (escola x saúde) tem função primordial e indispensável nos resultados obtidos até agora, comprovando que quando unimos esforços em prol do bem estar e saúde do próximo, nada se torna irrealizável.

Fonte: Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC