Equipe de Saúde realiza ação com adolescentes “Programa Saúde na Escola” PSE

EQUIPE DE SAÚDE REALIZA AÇÃO COM ADOLESCENTES “PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA”

Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante o período de 10 de maio à 28 de junho o ” Programa Saúde na Escola” PSE, após o período de vacinação foram realizados Palestras e Seminários na Escola Estadual para os adolescentes.

A informação é da Enfermeira Rosimeri Bassos. De acordo com ela foram abordados os seguintes temas: Sexualidade x afetividade; Direito sexual e reprodutivo consciente; prevenção de DSTs/AIDS; uso de substâncias tóxicas; higiene e auto cuidado.

O trabalho foi realizado pela Equipe da Secretaria de Saúde, envolvendo profissionais na área de Enfermagem, Psicóloga, Odontólogo, Técnico em saúde bucal e o Médico. Para a organização dos eventos contaram com a participação de professores e secretaria da educação e especialmente de Alunos do Projeto “PSE Bom Jesus do Oeste”. Saúde e Escola, juntos na formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção à saúde das crianças e jovens da Rede Pública de ensino.”

A Enfermeira destaca que o objetivo foi falar sobre as mudanças físicas que acontecem nessa fase e que acabam gerando dúvidas aos adolescentes. “Nós abordamos diversos temas, como: adolescência, mudanças físicas que acontecem nessa fase, métodos contraceptivos evitando assim uma gravidez indesejada e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, explicou Rosimeri.

Participaram dos encontros, os alunos do 7º ao 3º ano, matutino e vespertino do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Sílvio Romero, ressaltamos que as atividades do PSE na escola municipal, estão sendo planejadas de acordo com as demandas e temas pertinentes àquela faixa etária, e iniciam com atividades relacionadas à alimentação e atividade física.

Fonte: Administração Municipal Bom Jesus do Oeste/SC