Agentes Comunitárias de saúde de Bom Jesus do Oeste participam de capacitação
AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DE BOM JESUS DO OESTE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO
Na terça-feira 23/04, as profissionais da Secretaria de Saúde, Agentes Comunitárias e a Enfermeira participaram de uma capacitação promovida pela APAE de Modelo em parceria com o SENAR.
A (APAE) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Modelo, desenvolveu o “Projeto Prevenir” que tem por objetivo proporcionar à população dos municípios conveniados informações a respeito da prevenção das deficiências e atitudes que podem evitar ou minimizar o impacto das mesmas nas pessoas.
Na oportunidade foram abordadas as possíveis causas e formas de prevenção, o desenvolvimento infantil e a importância da estimulação precoce, além disso, teve o objetivo de conhecer diferentes tipos de deficiências e formas de prevenção, trabalhar conteúdos como mitos e verdades sobre as deficiências; vivenciar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência nas ações do cotidiano e escolares; conceito de deficiência física, auditiva, visual e intelectual; sinais de alerta da deficiência do transtorno do espectro autista; importância da prevenção; prevenção primária, secundária e terciária; medidas de prevenção antes da gravidez, durante a gravidez, durante o nascimento e após o parto; testes preventivos; vacinas e prevenção contra acidentes domésticos.
A promoção e prevenção são as primeiras medidas e envolvem diferentes tipos de ações em todas as etapas da vida. As Agentes de Saúde são o elo entre a comunidade e a Unidade de Saúde. Contudo é indispensável o conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação. Prevenção de deficiências inicia antes da gestação, assim é de extrema importância a participação e orientação das gestantes.
Fonte: Administração Municipal Bom Jesus do Oeste/SC