Escola Municipal Professor Albano Borre realiza a tradicional Festa Junina- “Arraiá de São João”.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ALBANO BORRE REALIZA A TRADICIONAL FESTA JUNINA

A tradicional Festa Junina da Escola Municipal Professor Albano Borre aconteceu dia 29 de junho (sexta-feira), no Ginásio Municipal de Esportes, no período vespertino, reunindo os alunos do 1º ao 5º ano para um momento de confraternização entre as turmas. Entre as várias atrações podemos destacar: o casamento caipira, dança da quadrilha, danças diversas que foram ensaiadas pelas professoras de educação física Gessica e Vanderléia, teve também a tradicional pescaria e jogos diversos. A festa contou também com as tradicionais comidas típicas das festas juninas que foram doadas pelos pais. Não tendo fins lucrativos, os prêmios da pescaria foram adquiridos através da APP.

A referida festa teve como objetivo proporcionar alegria e diversão, despertar o interesse pelo folclore brasileiro, ressaltando seu aspecto popular, social e religioso. Desenvolver a socialização entre as crianças e integrar a comunidade escolar. O tema foi trabalhado pelos professores em sala de aula e realizada as apresentações de danças pelas turmas.

Segundo o diretor Leonir Simonetti, a festa foi um sucesso…

Comemorada durante o mês de junho, a festa junina é uma das principais festividades populares do calendário brasileiro. Ela traz um retrato da diversidade do país através das comidas, danças, músicas e histórias típicas. Sua riqueza cultural é tamanha que a festa tornou-se um evento tradicional no nosso calendário escolar.

A festa junina, além de ajudar a quebrar a rotina e movimentar a escola, serve como instrumento pedagógico ao possibilitar o estudo das tradições de diversas regiões brasileiras.

Celebrar a festa junina faz com que os estudantes conheçam mais sobre nossa própria cultura e entendam a forma como nos organizamos enquanto sociedade, considerando que houve uma trajetória histórica para chegarmos até aqui.

Em nossa escola, este universo é vivido por todos: alunos, professores, funcionários e pais. Os preparativos transcendem os muros da escola, chegando à casa dos alunos por meio das músicas que ensaiam, dos trabalhos que produzem, das comidas típicas que são feitas pelos pais e que os alunos trazem para compartilhar com os colegas no dia da festa.

Aproveitamos para agradecer aos pais que arrumaram seus filhos com trajes típicos e pelas comidas típicas que trouxeram para compartilhar. Esse momento só foi possível com a participação dos pais.

FAMÍLIA E ESCOLA: “UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO”