Exames de Tuberculose e Brucelose estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do Município.

EXAMES DE TUBERCULOSE E BRUCELOSE ESTÃO SENDO REALIZADOS PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO.
 
A Administração Municipal por meio da secretaria municipal de agricultura e Meio ambiente, iniciaram nesta segunda feira 12/06, os exames de Tuberculose e Brucelose gratuitamente nas propriedades do interior.
Através da Lei Municipal nº 1.103/2018, que dispõe sobre a criação do programa de controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose no Âmbito do Município de Bom Jesus do Oeste.
Segundo o Secretário de Agricultura Márcio Storck, o programa de controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose no âmbito do Município de Bom Jesus do Oeste – SC, tem com incentivo de 01 (um) exame por animal ao ano, mediante apresentação de relatório emitido pela CIDASC do plantel total de animais existente no cadastro do requerente, sendo que somente serão abrangidos por esta Lei, as animais fêmeas, com idade superior a 08 (oito) meses e machos (não castrados).
Os exames serão realizados por Linhas do Interior do Município, e iniciou-se na Linha Rainha da Serra.
Após registros anteriormente de casos de brucelose, em algumas propriedades nesta localidade, por esta razão se fez necessário dar início neste local.
O Governo Municipal através da Lei dará incentivo na realização destes exames, através de processo licitatório onde a empresa ganhadora foi a Nova Veterinária de Serra Alta, na qual farão os exames e disponibilizarão os materiais utilizados.
Realizar os exames de Tuberculose e Brucelose é de extrema importância devido ao fato das mesmas serem zoonoses e que estas enfermidades acarretam prejuízos para o produtor. Segundo o secretário, o qual destaca que a brucelose é uma doença reprodutiva que ocasiona vários problemas ao animal. “Na fêmea causa aborto e infertilidade e no macho causa o que chamamos de orquite, que é uma inflamação nos testículos. Estes problemas acabam sendo uma perda para o produtor. Já a tuberculose é uma doença que no gado de leite é uma vilã devido ao fato de esses animais estarem sempre próximos ocasionando a rápida transmissão da bactéria. Uma enfermidade que debilita muito o animal levando-o ao decréscimo da sua produção e a morte posteriormente”, explica Márcio.
 
A secretaria de agricultura comunica aos interessados que o agendamento desses exames poderão ser feitas junto a secretaria.
 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste

Charlaine Kreuz