PNAIC oferece formação continuada aos professores e qualidade na alfabetização dos alunos de Bom Jesus do Oeste.

PNAIC OFERECE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES E QUALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DE BOM JESUS DO OESTE

Na segunda feira dia 30 de maio, professores realizaram mais uma etapa do curso do PNAIC (pacto nacional pela alfabetização na idade certa). O encontro aconteceu nas dependências do Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho e envolveu professores e auxiliares de ensino da rede municipal.

Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. Esse é o desafio colocado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acordo implementado em 2012 entre governo federal, estados, municípios e instituições.

Nosso município aderiu ao Pnaic em 2013 e desde então vem participando ativamente das formações e aplicando as atividades desenvolvidas em sala de aula.

A partir de 2017, analisando a experiência adquirida pelos alfabetizadores de nossas escolas, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passou a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil.

O PNAIC reconhece que o processo de educação da criança tem início na Educação Infantil, no qual ela tem o direito de aprender as linguagens necessárias para o conhecimento do mundo. No Ensino Fundamental a proposta do PNAIC 2017-2018, tem como meta desenvolver nos alunos ações de alfabetização e letramento, bem como capacitá-los para interpretar os fundamentos da matemática e explorar as possibilidades dos materiais didáticos das Unidades Escolares juntamente com os professores.

O curso de formação para os professores acontece na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e terá carga horária de 200 horas em 2017/2018. Já os Formadores do ensino fundamental Fabiane Nascimento e da educação infantil Eni Wesner participam de dois encontros mensais de formação pela UFSC no polo de São Carlos. De acordo com a coordenadora local Silvia Endler, as aulas são ministradas com muitas dinâmicas e atividades práticas, que auxiliarão os professores no desenvolvimento da alfabetização dos alunos nas salas de aula.