A responsável pela vigilância epidemiológica faz alerta sobre focos da Dengue.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ALERTA SOBRE FOCOS DA DENGUE.
A secretaria de saúde através da vigilância Epidemiológica, com o apoio e ajuda da equipe de Urbanismo, intensificou na semana passada, e estendendo-se nesta semana nos trabalhos preventivos de combate ao mosquito da Dengue. São duas equipes fazendo o trabalho de monitoramento de focos na região.
De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica Nadir Machado de Souza, foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus.
Conforme Nadir, “possuímos aproximadamente nove armadilhas em pontos estratégicos no Município. Sempre que encontramos um foco em armadilhas, realizamos varreduras de 300 metros no entorno do local onde detectamos o foco do Aedes. Solicitamos ainda as pessoas que atendem e vem a auxiliar as equipes no monitoramento das áreas afetadas.
A equipe da saúde está empenhada na fiscalização ao combate do mosquito da dengue, mas solicitamos que a população necessita estar fazendo a sua parte também, limpando seu terreno, recolhendo lixo.
O setor público faz a sua parte, mas a população também precisa fazer a sua. O recolhimento de lixo no perímetro urbano é realizado 3 vezes por semana.
Pedimos a colaboração de toda a população, para evitar ao máximo em deixar água parada, em quaisquer tipos de recipientes, frascos, garrafas e pneus, evitar jogar lixos e entulhos nos terrenos baldios. Também checar diariamente potes de água e de comida de animais, sempre que possível lavar os potes uma vez por semana com uma escova, não deixar ao relento objetos abandonados.
A equipe da vigilância ainda alerta a todos os Munícipes os cuidados no cemitério municipal, uma vez que, quem leva flores para homenagear entes queridos, devem ficar atentos e evitar que tragam flores em vasos e recipientes que acumulem água, inclusive embalagens com plásticos que venha acumular água parada.
A dica para quem quer levar flores ao cemitério, que opte pelas artificiais, e encha os vasos com brita ou areia, e evite os pratinhos que ficam embaixo do vaso. Locais onde são acesas as velas, também devem ser furados, quando os mesmos não tiverem nenhuma saída junto ao chão.
A limpeza dos túmulos é de responsabilidade da família e deve ser feita regularmente, para evitar qualquer tipo de acúmulo de água.
Vamos nos unir, a responsabilidade é de todos nós.