“Concurso de Culinária – Resgatando Sabor e Saberes, foi realizada neste dia 19, terça feira.
Nesta terça feira 19, foi realizado no Centro de Eventos 21 de setembro, através da Administração Municipal, Epagri, CRAS e Cooperativa Regional Itaipu, o “Concurso de Culinária – Resgatando Sabor e Saberes” No inicio do evento teve uma palestra ministrada pela nutricionista Lilian Mortari Castelani.
No evento da abertura do Concurso estiveram presentes autoridades municipais, Prefeito e 1º Dama, Vice-Prefeito Municipal, Presidente do Legislativo, Secretário da Agricultura, Assistente Social do CRAS, Presidente da Cooperativa Itaipu e o Gerente Regional da Epagri de Palmitos e a Comunicadora da Cooperitaipu Gilda Valente.
Segundo a extensionista Adriane Menin, neste ano uma das atividades desenvolvidas em todos os grupos foi a importância da produção de alimentos para auto abastecimento, o curso de culinária – resgatando sabor e saberes, veio como fechamento deste tema. A ideia do curso, foram 17 encontros maravilhosos, onde as participantes fizeram a receita em casa e trouxeram o prato pronto no encontro, todas as integrantes do grupo provaram de todos os pratos e votaram, o mais votado em cada categoria está aqui para ser avaliado pelos jurados nesta tarde. Também salienta a todas as participantes que o mais importante não é quem vai ganhar o prêmio, mas sim o mais importante é a participação de todas, a autovalorização, mostrando assim a capacidade que cada uma tem, pois tenho certeza que todas as receitas apresentadas nos 17 encontros, mais de 180 receitas, poderiam estar aqui nesta tarde.
A premiação é apenas uma forma de incentivar a participação e assim mostrar que todas são capazes, basta acreditar e fazer acontecer.
A população do nosso Município é bastante diversificada, possuindo pessoas de origem alemã, italiana, cabocla entre outras. Com essa variedade de raças também existe uma enorme variedade de receitas. Muitas dessas receitas não são registradas, ou seja, não são escritas, por isso não são repassadas para mais pessoas e podem até desaparecer.
Os grupos que participaram foram: Rainha da Serra; Linha Lamb, Valério; Lageado das Flores; 1º de Maio; jundiá; Zimmermann; Vista Alegre; Ceschini; Baron; XV de novembro; BomjeART e 5 Grupos do CRAS.
Neste encontro foram apresentadas 34 receitas: 18 doces e 16 salgados, que foram degustados e avaliados por 16 jurados, sendo que 08 jurados degustaram as receitas doces e 08 jurados as salgadas, atribuindo notas de 5 a 10, sendo que as 3 receitas que receberam melhor pontuação foram as premiadas, em cada categoria; com os seguintes prêmios.
1º Lugar – Um fogão a Gás – patrocinado pela empresa Fogões Clarice e Cooper Itaipu.
2º Lugar – Uma batedeira e um liquidificador – patrocinado pela Administração Municipal.
3º Lugar – Um edredom de casal e um pacote de farinha de 05 kg- patrocinado pela Cooper Itaipu.
Tendo como as seguintes classificadas:
1º Lugar – Receita Salgada: Erica Kipper
1º Lugar – Receita Doce: Marilda Ribeiro
2º Lugar – Receita Salgada: Marcia de Souza Rodrigues
2º Lugar – Receita Doce: Vera Scapin
3º lugar – Receita Salgada: Lenir Sansigolo
3º Lugar – Receita Doce: Fabiane Lenhard
As demais participantes receberam uma lembrança de participação, patrocinada pela administração através do CRAS e pela Cooperativa.
Lembrando que todas as receitas farão parte do 5º LIVRO DE RECEITAS- RESGATANDO SABOR E SABERES COM AS FARINHAS ITAIPU, TRIAL E TRIBELLA, que será posteriormente elaborado e vendido no Itaipu Rural Show de 2018.
“Cozinhar é tentar…ás vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogeneizar. “Batumar” para aprender a assar. E errar para aprender a cozinhar! Mas o mais importante disso é nunca desistir, e sempre acreditar que se eu quero…eu consigo, basta acreditar! E claro, nunca esquecer que o sabor da vida depende de quem a tempera.” Adriane Menin.
Texto/Imagens Charlaine Kreuz responsável pela Assessoria Imprensa Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste