A Secretaria de Saúde juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde aderiu “O PROJETO SAÚDE COM AGENTE”, uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems

A Secretaria de Saúde juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde aderiu “O PROJETO SAÚDE COM AGENTE”, uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems

O curso Técnico é oferecido com aulas online, presencial e prática, com auxílio de Tutores online e a Enfermeira Rosemeri Basso como Preceptora. O curso tem duração de 10 meses com carga horária de 1.275 horas aula.   As estudantes devem realizar as atividades de acordo com o cronograma em tempo oportuno.

Em uma das atividades propostas pela UFRGS foi cada ACS descrever uma experiência com trabalho social na comunidade. Diante disso, a aluna Neiva D. Hahn, descreveu sobre o Grupo Cultivando Saberes.  

Segue o texto:

Grupo Cultivando Saberes.

O Grupo Cultivando Saberes foi criado pela Técnica Extensionista da Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina), Adriane Menin, onde é realizado o estudo de plantas bioativas há oito anos, em Bom Jesus do Oeste, município que resido desde o ano de 1992.  

É um trabalho social realizado na comunidade, um grupo de estudos e práticas realizadas com essas plantas, onde vinte e cinco mulheres foram chamadas para participar das atividades, inclusive as ACSs. Essas mulheres foram escolhidas porque têm afinidade e interesse em saber mais sobre as plantas medicinais, seu poder de cura.

Esse nome foi dado ao grupo por suas integrantes, nos encontros que são realizados e compartilhados saberes ancestrais sobre os chás, cada integrante contribui com um pouquinho de conhecimento que traz de sua mãe, de sua avó, e os saberes são agregados a todas as participantes, sob a coordenação da Técnica Extensionista, então acontece a educação popular juntamente com a educação permanente. São os saberes populares juntamente com o saber técnico sendo trabalhados para proporcionar melhor qualidade de vida às famílias.

Além dos estudos, são realizadas práticas nos encontros, são feito xaropes dos chás, pomadas, compartilhado mudas das plantas, compartilhado receitas de bolos, pães com fermentação natural, e essa realização nos traz como consequência uma vida mais saudável.  

A interação social que acontece com a realização dos encontros também atua na saúde mental dessas mulheres, por gostarem dos temas dos encontros sentem-se felizes no ambiente, e por compartilharem de seus saberes sentem-se realizadas, e esse trabalho que realizam desde o plantio, cultivo e colheita dos chás é uma terapia pois estão fazendo algo que gostam e com isso sentem prazer e satisfação.

A participação no Cultivando Saberes, de nós ACSs, nos aproxima mais da comunidade, e também agregamos conhecimento que vamos compartilhando com as famílias que visitamos, resgatando a importância da alimentação natural, do uso correto dos chás, do aproveitamento do que a natureza nos dispõe para que tenhamos uma vida mais saudável.  

O Cultivando Saberes tem como objetivo promover a saúde das pessoas ressaltando a importância do uso do que é natural, e esse objetivo está sendo alcançado.

Estudante: Neiva Hahn.