Agentes de endemia participam de curso de capacitação

Agentes de endemia participam de curso de capacitação

 Agentes de endemia da Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Oeste, Rosilene Kunh, agente de saúde, Nadir Machado de Souza, agente de endemias, Elisângela Trevisan, fiscal da vigilância sanitária, participaram na última sexta-feira, 16, de capacitação promovido pela gerência regional de saúde de São Miguel do Oeste, sobre o sistema Pharos a respeito da temática dengue.  

Em pauta, uma visão panorâmica sobre a vigilância epidemiológica, relacionando seus conceitos e práticas à prevenção, promoção e educação em saúde. A iniciativa tem como objetivo garantir a constância do trabalho dos agentes que atuam contra a dengue no município, principalmente nestes dias em que o tempo chuvoso impossibilita o trabalho em campo.   As autoridades de saúde devem monitorar constantemente o sistema Pharos, a fim de obter informações imediatas de locais irregulares, sendo fundamental a troca de informações entre as equipes.

A temática maior é identificar situações que fazem parte da rotina de trabalho da equipe e reforçar a forma de atuação frente aos desafios diários. “O papel do agente de endemia é fundamental para a conscientização da população. Eles são o elo entre comunidade e as autoridades de saúde. Por isso, atuam no repasse de informações sobre formas de combate e prevenção à dengue”.  

Entre os assuntos abordados estão a notificação, identificação, tratamento focal, uso de equipamentos de pesquisa, formas de abordagem em domicílios e fluxo da notificação, até seu envio para autoridades de saúde.